top of page
  • Julio Cezar Gomes

Dia Mundial de combate à Tuberculose

A Tuberculose é, ainda hoje, um problema de saúde pública mundial. A doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (ou bacilo de Koch) é uma das que mais matam – somente em 2020 levou 1,5 milhões de pessoas a óbito. A Prefeitura de Ubá por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo durante o mês de março, uma série de atividades com o objetivo de prevenção contra a Tuberculose. As atividades realizadas durante o mês incluem afixação de cartazes em local de ampla circulação, salas de espera, intensificação da Busca Ativa através da Ficha de Investigação Tuberculose Hanseníase, capacitação em tratamento de IL-TB.

Paralelo a essas ações, há o “Projeto Tuberculose Acolhimento para Cura”, desenvolvido por Alicia Baêsso, Gláucia Lemos e Sheila Oliveira, alunas do curso de medicina UNIFAGOC em parceria com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina - IFMS, Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde - GRS.

De acordo com a referência Técnica Municipal de Tuberculose e Hanseníase, Luciana Siqueira, este tipo de mobilização possibilita uma maior visibilidade à Tuberculose. O principal sintoma da Tuberculose é a tosse persistente por mais de três semanas, além de emagrecimento acentuado, febre, sudorese noturna, cansaço excessivo, falta de apetite. Caso o paciente apresentar sintomas, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde para investigação. E quanto antes a pessoa com tuberculose for tratada, mais simples a sua cura.






2 visualizações0 comentário

Comments


GET

fit

bottom of page