A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conforme preconizado pela Gerência Regional de Saúde, divulga para a população o Boletim Epidemiológico de Mortalidade e Morbidade no Trânsito referente ao período de 2012-2022, contemplando dados notificados ano a ano, bem como os óbitos por categoria – acidente com ciclista, motociclista, acidente com ocupante de automóvel, com pedestre e outros tipos de acidentes.
Também é evidenciado neste boletim os óbitos por gênero aos quais sinalizam a prevalência de mortes em pessoas do sexo masculino e, ainda, os números referentes à raça/cor e a faixa etária. Nessa conjuntura, o número de internações ocorridas nesse período apresentam um quantitativo expressivo e, para tanto o intuito é mostrar os dados quantificados de nosso município para, desse modo, conscientizar a população acerca do papel de cada um e sua responsabilidade no trânsito.
Nesse viés, o boletim configura-se como relevante instrumento de vigilância em saúde para disseminação de informações qualificadas sobre a mortalidade no trânsito e tem como objetivo contribuir para elaboração e execução de estratégias preventivas de violência no trânsito. Ademais, os acidentes de trânsito terrestre são umas das principais causas da morte e lesões da população, constituindo um dos maiores desafios para a sociedade, corroborando com elevados custos e prejuízos econômicos, sociais e familiares para as vítimas.
Portanto, pequenas ações cotidianas com ênfase na prudência no trânsito, com respeito e responsabilidade de cada cidadão culminam em grande diferença na redução dos índices de acidentes e de mortalidade, já que a maioria das tragédias podem ser evitadas com a colaboração de cada um.
Para mais informações, estes dados estão disponíveis no painel temático do Portal da Vigilância em Saúde, no endereço eletrônico: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/paineis-tematicos/.
Comments