top of page
  • Julio Cezar Gomes

Prefeitura retoma cadastro para doadores de sangue



Neste dia 14 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Prefeitura de Ubá, por meio das Secretarias Municipais de Governo e de Saúde, está retomando o cadastro de voluntários para doação de sangue na Fundação Hemominas, em Juiz de Fora.


O transporte até o local será realizado pelo município. Através desta iniciativa serão transportados os voluntários, maiores de 18 anos, em diversas datas a serem agendadas.


CLIQUE AQUI para acessar o formulário e realizar o seu cadastro. Em seguida, aguarde contato da equipe da Prefeitura para orientações e informações sobre a doação.



Dia Mundial do Doador de Sangue


Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, o dia 14 de junho foi escolhido em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.


O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que pode salvar milhares de vida.



Quem pode e quem não pode doar?


Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.


Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.


Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade e/ou que tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doença de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue.



2 visualizações0 comentário

Comments


GET

fit

bottom of page