“De tudo, ficou um pouco”, a proposta de Educação Patrimonial, realizada pela Museóloga Marizabel Vieira Pacheco, é um dos projetos contemplados pelo Edital de Chamamento Público N°001/2021 do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural em execução no município.
As ações do projeto, que visa a educação e conscientização das crianças sobre a importância da preservação do patrimônio material e imaterial, englobam a realização de palestras, de visitas mediadas e de oficinas que remetam à essência histórica e cultural do Museu Ginásio São José e são voltadas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Ubá, com idades entre 07 e 12 anos.
“ O projeto tem como objetivo a Educação Patrimonial ligada ao Museu Ginásio São José, com enfoque nas questões relacionadas à memória coletiva, ao lugar de memória, tombamento, resistência cultural, pertencimento, arqueologia, museologia, permacultura, resistência indígena e resistência negra, tendo como arcabouço a literatura infantojuvenil. A escolha do Ginásio São José se deu pelo fato de ser um dos elementos históricos/culturais mais presentes no imaginário ubaense e por sua importância perante a cidade. O museu é um lugar polifônico, onde a educação e as artes podem ser trabalhadas de forma sistêmica, visto que estes espaços devem estar sempre a serviço da sociedade, primando pelo incentivo educacional e cultural”, explica a Museóloga Marizabel Vieira Pacheco.
Comments