O aleitamento materno favorece a saúde bucal do bebê e propicia adequado desenvolvimento das funções mastigatórias, bem como deglutição, fonação e respiração. Estimula o crescimento dos ossos e dos músculos contribuindo para a harmonia da face, possibilitando o apropriado posicionamento dos dentes e língua, como também favorece a respiração.
Portanto, as má oclusões são menos presentes nas crianças quando elas foram adequadamente amamentadas, além disso, ocorre a diminuição do risco de cárie dentária.
O aleitamento materno colabora para retardar a inserção de açúcar na alimentação da criança, dispensando o uso de mamadeira. Os benefícios da amamentação vão muito além da nutrição do bebê, é grande aliada para garantir a saúde bucal.
O aleitamento materno favorece:
Crescimento ósseo do crânio e da face;
Promove o exercício dos músculos da região da boca;
Contribui para a mastigação, fonação, deglutição, respiração;
Prevenção de má oclusão dentária;
Menor risco de cáries dentárias em bebês;
Dentição mais harmônica.
Até os seis meses de idade, a alimentação do bebê deve ser apenas proveniente do aleitamento materno, depois disso, após a erupção dos dentes de leite, trocando gradualmente por outros alimentos.
A Equipe de Saúde Bucal da Policlínica tem realizado a campanha “Agosto Dourado” com o fito de conscientizar gestantes sobre a importância do assunto, com orientações nas salas de espera e a distribuição de cartilhas educativas que estimulam a amamentação e abordam os cuidados necessários para saúde bucal também nos primeiros meses de vida.
Comments