top of page
Julio Cezar Gomes

Ubá tem dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos




A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal de Saúde, notificou nesta sexta-feira (29), os primeiros casos suspeitos de Varíola dos Macacos (monkeypox) no município.

Trata-se de dois pacientes do sexo feminino, com idades entre 18 e 25 anos, com histórico de viagens em locais com confirmação da doença. As pacientes receberam atendimento pelo Serviço de Saúde local, encontram-se bem e em isolamento domiciliar, sendo monitoradas pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde.

A Secretaria de Saúde acionou a GRS/Ubá (Gerência Regional de Saúde) para orientações de manejo dos casos suspeitos e aguarda a chegada de insumo para coleta de amostras que serão encaminhadas ao laboratório da Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte, para a confirmação ou descarte dos casos em investigação.

Orientações

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, devem ser considerados suspeitos de Varíola dos Macacos, os casos no qual o paciente, de qualquer idade, apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável. Também podem ocorrer febre acima de 38,5°C, calafrios, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza.

Caso o paciente tenha tido contato com pessoas com a doença ou esteve em regiões onde a Varíola dos Macacos foi confirmada e apresente algum sintoma, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber atendimento e orientações.




9 visualizações0 comentário

Comments


GET

fit

bottom of page